Como fazer um bom currículo

Como fazer um bom currículo

Seu currículo deve apresentar suas qualificações de forma clara, concisa e estratégica para que um recrutador se interesse em conhecê-lo. Deve transmitir suas habilidades, experiência de trabalho e ativos. O currículo é usado para descrever o que você pode realizar profissionalmente de uma maneira que também ilustra o que você pode fazer por um empregador. Oportunidades de trabalho podem surgir inesperadamente. Um currículo moderno atualizado é a chave para uma busca de emprego bem-sucedida. Aqui estão algumas dicas de como fazer um bom currículo.

 

Como fazer um bom currículo: O que colocar 

 

Como fazer um bom currículo: Mantenha seu currículo claro e conciso

 

Um empregador leva em média 30 segundos para ler um currículo. Você deseja que eles vejam imediatamente que você está qualificado para a posição.

 

 Revise seu currículo várias vezes

 

Certifique-se de que não haja erros ortográficos ou gramaticais. Peça a outra pessoa que leia também. Um simples erro de grafia em um currículo pode causar uma impressão negativa ao empregador. Pode até mesmo impedir você de conseguir o emprego.

 Limite o seu currículo a duas páginas

 

Coloque a ênfase de seu currículo em sua experiência mais recente. Os empregos mais antigos e a experiência com mais de 15 anos devem ser eliminados ou minimizados. Dessa forma, o empregador pode se concentrar em informações mais relevantes.

 

Leia mais: Estrutura de uma revisão crítica 

 

 Adapte seu currículo para se adequar à posição para a qual você está se candidatando

 

Especifique a experiência de trabalho ou realizações relacionadas ao cargo para o qual você está se candidatando. Isso pode ser feito revisando a descrição do trabalho ou o site do empregador.

 Destaque o que você realizou

 

Você deseja ser capaz de identificar os melhores exemplos como suas habilidades de informática e onde aprendeu. Esses exemplos devem mostrar o que você alcançou em sua função e devem demonstrar que tipo de funcionário você é. É melhor incluir essas informações na seção “Experiência profissional” do currículo.

 

 Seja honesto

 

Mentir no seu currículo nunca é uma boa ideia. Você não quer exagerar suas habilidades ou resultados, pois isso enganará o empregador. Tenha confiança no que você tem a oferecer.

 

 Quantifique suas conquistas

 

Use números firmes que o empregador compreenderá e ficará impressionado. Por exemplo, quantas pessoas você supervisionou, quantos produtos você vendeu, em que porcentagem você aumentou as vendas, etc.

 

 Verifique e inclua suas informações de contato

 

Seu currículo deve listar seu nome, endereço, e-mail e número de telefone. Essas informações devem ser colocadas no topo da primeira página. Além disso, certifique-se de que essas informações sejam precisas. Caso contrário, o empregador não poderá entrar em contato com você.

 

O que não colocar no currículo

 

Não use um endereço de e-mail impróprio

 

Certifique-se de que seu e-mail seja fácil de ler, digitar, ser profissional e não ofensivo. Em geral, seu endereço de e-mail deve ser baseado em seu nome. Exclua quaisquer apelidos, números ou caracteres especiais.

 

 Não inclua informações pessoais desnecessárias

 

É melhor omitir quaisquer detalhes pessoais, como idade, peso, altura, estado civil, preferência religiosa, opiniões políticas ou quaisquer outros atributos pessoais que possam ser controversos. Isso evitará qualquer viés potencial. Mais importante ainda, nunca inclua o seu número de seguro social em seu currículo.

 

 Não use pronomes pessoais

 

Não use “eu”, “meu” ou “mim”. Escreva seu currículo na terceira pessoa, como se estivesse sendo escrito por outra pessoa.

 

Conclusão

 

Com essas dicas com certeza vai ficar mais fácil na hora de fazer aquele currículo bem escrito, claro e objetivo.

Ficou com dúvidas ou tem sugestões de novos temas deixe abaixo nos comentários. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *